quarta-feira, 16 de abril de 2014

Do Oiapoque ao Chui!




Aos interessados em transparência nas contas da administração, resolvi seguir o exemplo do Conselheiro Acácio e fazer umas continhas básicas. Apesar de ser fraquíssimo em matemática ainda sou capaz de raciocínio lógico.
.
Vejam só o que descobri.
.
Nas famigeradas contas de Janeiro, quando tivemos um deficit de R$ 37.375,69, uma aberração mesmo na administração mais inepta que possamos imaginar, eis que me deparo com o valor gasto em gasolina nas máquinas roçadeiras e sopradeiras (essas gastam INFINITAMENTE mais combustível que as outras, pra enxugar gelo), R$ 4.013,43 (sublinhado em amarelo), mais de 10% do deficit observado no mês, o que por si só já é espantoso.
.
Esse valor foi gasto em atividade TOTALMENTE SUPÉRFLUA já que minutos depois da passagem da máquina as folhas estão de volta lá no chão, porra a gente mora numa APA, uma FLORESTA!
.
Mas o que espanta mesmo é a analise da quantidade de gasolina. Tirei uma média de preços, arredondando para baixo, e ignorando até um possível desconto por volume (com um provável desconto por volume, a quantidade de gasolina beiraria os 1.400 litros) computei um preço de R$ 3,00 o litro.
.
Pois pasmem, cheguei a conclusão de que, em Janeiro, teríamos QUEIMADO 1.337 litros de gasolina para soprar folhas e cortar matinho!
.
Ora 1.337 litros de gasolina é gasolina pacaraio.
.
Com 1.000 litros de gasolina,  um carro de passeio 1.0 pode rodar na estrada (um consumo médio de 16km/l) 16.000 quilometros.
.

Com 1.337 litros de gasolina um carro de passeio pode fazer a viagem do extremo norte do país, o Oiapoque, ao extremo sul, Arroio do Chui num total de 5.577 km (A Folha do Vale também é cultura) UMAS 4 VEZES.
.
Temos algo em torno de 40 km de ruas no condomínio. Com esse volume de gasolina gasto para "limpar" as ruas, cortar matinho, e empoeirar nossas casas deve dar pra desmatar o vale do Sossego!
.
Outro gasto exorbitante no mesmo mês foi o da construção dos quebra molas, que vamos ter que demolir segundo decisão judicial já publicada aqui.
.
Já que não há descrição detalhada para essa despesa fui obrigado a deduzir o que suspeito terem sido as despesas relativas a mais essa sandice da administração, esses gastos estão sublinhados em vermelho.
.
Encontramos então os valores de (pela ordem) 

R$3.154,57 (prestação de serviço, provavelmente o pedreiro, aliás valor altíssimo) 

R$ 1.252,88 Conservação e obras, 

e R$ 8.000,00 (material de construção que pode ter tido parte usada na sede, já  que areia pedra e cimento pra fazer os quebra molas não  são  tão  caros, ou são?), 

chegando a um total de R$ 12.407,45 reais (mais 30% do nosso deficit, aproximadamente).
.
Descontemos algum valor gasto realmente em manutenção de ruas, como os supérfluos meios fios em vias sem calçadas e descontemos uns R$1.252,88, ainda assim são R$ 11.154,57 desperdiçados. Isso sem contar com os custos da demolição, que virá com certeza, já que o Juiz deu a CPTRANS a ultima palavra, lembrando que foi a memsa CPTRANS que os  categorizou como ilegais!.
.
É dificil engolir!


Atualização, conversei  hoje com funcionários, ativos ou demitidos do Cond.  o pessoal que o síndico diz que "está trabalhando "sastifeito".

Apurei que  essas máquinas de sopro consomem em média 4 litros/dia de gasolina, são duas máquinas, que num mês com 20 dias úteis consomem 160 L de gasolina, tem que explicar onde foram parar os outros 1.177 litros! 


Lembrando que as roçadeiras gastam infinitamente menos gasolina que as sopradeiras,  e que das duas (roçadeiras) que temos, só  uma funciona!

2 comentários:

  1. Se desenrolar as curvas, vai que exadrupoplica a distancia... hehehehe

    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, só me preocupa a exadrupolicação das despesas! SEM AGE!

      Excluir

Comporte-se se não eu apago. Comentários ofensivos, com palavras de baixo calão ou pura e simplesmente idiotas serão deletados!